Departamento Técnico (Detec)

Sobre o Departamento Técnico (Detec)

A Cotrisel possui 5 unidades com departamento técnico instalados nos municípios de São Sepé, Formigueiro, Restinga Sêca e Vila Nova do Sul. São oferecidos ao quadro social e população em geral toda a linha de defensivos, fertilizantes, corretivos, sementes, destinados ao produtor rural. Como em todos os setores da Cooperativa, prima-se pela qualidade dos produtos ofertados e pela eficiente orientação prestada por seu quadro técnico.

A importância do Setor de Insumos Agrícolas

É chamado de Insumo Agrícola todo produto utilizado na agricultura com o objetivo de garantir a implantação, condução, manutenção e proteção das lavouras para uma boa produtividade e obtenção de um produto final de alta qualidade.

Dispomos de todos os insumos agrícolas necessários para a formação de lavouras bem tecnificadas. Na escolha das empresas parceiras fornecedores de insumos, sempre levamos em conta a qualidade dos produtos e sua aceitação no mercado, alinhados a preços justos e retorno econômico, garantindo assim altos índices de produtividade para os produtores associados. Os produtos oferecidos obrigatoriamente possuem registro do MAPA.

A atenção deve ser em pontos como:

  • Fertilidade
  • PH
  • Estrutura
  • Teor de matéria orgânica
  • Drenagem
  • Práticas de manejo
  • A escolha do local
  • Avaliação e preparação
  • Equilíbrio biológico

Um solo equilibrado físico, químico e biologicamente é fundamental para que a cultura atinja o seu máximo potencial. O equilíbrio entre suas condições auxilia no desenvolvimento da planta, aumentando a disponibilidade de nutrientes e consequentemente a qualidade final do produto.

Informações Tecnicas dos Produtos

Fertilizantes

Recomendados para suprir as necessidades em termos de nutrientes, podem ser utilizados desde o preparo do solo, na operação de semeadura, até na fase inicial de desenvolvimento, dependendo da situação. Proporcionam às plantas, maior vigor e crescimento, além de conferir sanidade e resistência natural. Isso ocorre, pois os fertilizantes geralmente fornecem em maior concentração o nitrogênio, fósforo, potássio (NPK) e em menores quantidades o Cálcio, Magnésio e Enxofre, elementos que aliadas às características do solo são capazes de garantir altas produtividades. Alguns fertilizantes possuem a propriedade de amenizar a acidez do solo com produtos específicos, fator que influencia no bom desenvolvimento das plantas.

Benefícios da fertilização:

  • Aumento do volume de raízes e consequente melhora na absorção de água no solo;
  • Enriquecimento do solo com macro e micronutrientes;
  • Redução da compactação e a erosão do solo;
  • Fonte de alimento para os microrganismos já existentes no solo, aumentando sua população;
  • Otimização das condições de nutrição do solo, favorecendo o desenvolvimento das plantas.

Defensivos Agrícolas

Defensivos são produtos químicos utilizados no combate de plantas invasoras, pragas e doenças que comprometem o potencial das culturas, que se não controladas podem em casos mais graves, até causar a morte das plantas e redução na produtividade. Os herbicidas, inseticidas, fungicidas e acaricidas são alguns dos produtos mais utilizados para proteger as plantações. Os mais comuns são os:

Benefícios:

  • Herbicidas, usados para controle de ervas daninhas;
  • Fungicidas, utilizados para prevenção e controle de fungos parasitas;
  • Inseticidas, usados para controle de insetos.

Corretivos

Corretivos são produtos capazes de neutralizar (diminuir ou eliminar) a acidez dos solos e ainda suprir nutrientes, principalmente cálcio e magnésio. Os corretivos comumente utilizados são o Calcário Dolomítico e Calcítico a base de Carbonato de Cálcio e Carbonato de Magnésio, Calcário de Rochas Marinhas e Gesso. São produtos que promovem a redução da acidez do solo, elevando seu Ph proporcionando melhores condições de aproveitamento dos principais nutrientes do solo. Grande parte dos solos brasileiros é ácida, com baixas concentrações de cálcio e magnésio, com níveis elevados de alumínio trocável e baixa disponibilidade de fósforo, prejudicando a absorção dos nutrientes pelas plantas e aumentando os custos da fertilização.

Tipos de Corretivos:

  • Calcário: produto obtido pela moagem da rocha calcária. Seus constituintes são o carbonato de cálcio (CaCO3) e ocarbonato de magnésio (MgCO3).
  • Cal virgem agrícola: produto obtido industrialmente pela calcinação ou queima completa do calcário.
  • Cal hidratada agrícola ou cal extinta: produto obtido industrialmente pela hidratação da cal virgem.
  • Calcário calcinado: produto obtido industrialmente pela calcinação parcial do calcário. Escória básica de siderurgia: subproduto da indústria doferro e do aço. Seus constituintes são o silicato de cálcio e o silicato de magnésio.
  • Carbonato de cálcio: produto obtido pela moagem de margas (depósitos terrestres de carbonato de cálcio), corais e sambaquis (depósitos marinhos de carbonato de cálcio, também denominados de calcários marinhos). Sua ação neutralizante é semelhante à do carbonato de cálcio dos calcários.

Sementes

A Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) consta de um sistema de equipamentos capaz de receber, processar, embalar e armazenar as sementes recebidas de produtores credenciados junto ao MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) de modo a garantir sua máxima qualidade. As áreas destinadas a produção de sementes são acompanhadas e vistoriadas ao longo do ciclo da cultura, e as sementes após todos procedimentos como teste de germinação e vigor, formação de lotes e atestados da certificadora, são ofertados aos produtores de modo a garantir a formação de uma lavoura alinhando qualidade e produtividade, dentro dos preceitos e informações técnicas e com a mais alta tecnologia disponível ao setor.

Para saber mais sobre as atividades do departamento técnico acesso.