• Notícias
  • Cotrisel participa do Encontro de Dirigentes da Fecoagro/RS

Cotrisel participa do Encontro de Dirigentes da Fecoagro/RS

Atualizado em 12/12/2017
Cotrisel participa do Encontro de Dirigentes da Fecoagro/RS

O Encontro de Dirigentes da Federação das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Fecoagro/RS) aconteceu na última semana (dias 05 e 06) em Bento Gonçalves/RS. O presidente e o vice-presidente da Cotrisel, José Paulo Salerno e Sinval Gressler, e o Diretor Financeiro e Comercial, Pedro de Franceschi, estiveram presentes no evento, que tem por objetivo avaliar e debater os desafios do cooperativismo.

Na ocasião, também estiveram presentes o governador José Ivo Sartori e o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, que destacou a importância das cooperativas para a economia gaúcha. Segundo ele, juntas, as cooperativas representam cerca de 10% do PIB do Rio Grande do Sul.

Em sua fala no evento, o presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires, salientou que o estado tem 126 cooperativas agropecuárias, com cerca de 312 mil produtores associados e mais de 32 mil empregos diretos. O faturamento anual gira em torno de R$25 bilhões. "O objetivo aqui é promover um grande debate. Um conceito que vem crescendo muito é o da intercooperação. Basicamente, é uma cooperativa ajudando a outra, pelo bem de ambas. Elas se juntam para reduzir custos, aumentar a produção, aproveitar melhor os espaços e trocar trabalho, mas mantêm a independência financeira", explicou.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Virgílio Perius, lembrou que o Rio Grande do Sul tem 400 produtores fazendo algum curso de especialização (MBA) em gestão de cooperativa, além de 2.500 jovens em programas de Aprendiz Cooperativo. "Falar de gestão de pessoas é indispensável. Porque, antes de mais nada, cooperativas são sociedades de indivíduos. Então, é preciso saber trabalhar em conjunto. Tem que ser bom pra mim e pra ti, mas principalmente pra nós".

Fonte:

http://www.sdect.rs.gov.br/encontro-destaca-importancia-das-cooperativas-agropecuarias-para-o-rs

A Cotrisel utiliza cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage na plataforma e personaliza conteúdo. Ao utilizar nossa plataforma, você concorda com nossos Termos de uso e políticas de privacidade.

Aceitar