• Notícias
  • [DETEC INFORMA] A importância da Dessecação Antecipada

[DETEC INFORMA] A importância da Dessecação Antecipada

Atualizado em 05/09/2019
[DETEC INFORMA] A importância da Dessecação Antecipada

O “manejo” ou “dessecação” antecedendo o plantio direto é fundamental para um bom desenvolvimento das lavouras. O controle efetivo das plantas daninhas, antes da semeadura, permite que a cultura tenha um desenvolvimento inicial rápido e vigoroso. O uso de dessecações iniciadas 15 a 30 dias antes da semeadura apresenta vantagens que são maiores, quanto maior for à biomassa de cobertura do solo. O controle do fluxo de plantas daninhas que emerge após a dessecação deve ser retardado através do uso de produtos pré-emergentes, que são fundamentais para reduzir a interferência das mesmas sobre a produtividade das culturas que se estabelecerão posteriormente, pois o período inicial de desenvolvimento das culturas são os que mais afetam a produtividade final das mesmas.

A dessecação antecipada também permite que possamos corrigir eventuais erros cometidos na primeira dessecação, através de uma aplicação sequencial, sendo que em condições de altas infestações de plantas daninhas consideradas de difícil controle, esta aplicação sequencial é recomendada desde o planejamento.

Há relatos de trabalhos realizados em que se verificou que a dessecação 20 dias antes da semeadura resultou num aumento da produtividade da soja de aproximadamente 7 sacos/ha, quando comparada com a dessecação logo antes da semeadura e na data da semeadura (aplique-plante).  

 

Para maiores esclarecimentos contate um técnico no DETEC da Cotrisel em sua cidade.

 

Fonte: Engenheiro Agrônomo Guilherme Urban

Foto: Exemplo de aplicação sequencial

A Cotrisel utiliza cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage na plataforma e personaliza conteúdo. Ao utilizar nossa plataforma, você concorda com nossos Termos de uso e políticas de privacidade.

Aceitar