• Notícias
  • [DETEC INFORMA] Manejo Nitrogenado na Cultura do Arroz

[DETEC INFORMA] Manejo Nitrogenado na Cultura do Arroz

Atualizado em 28/11/2019
[DETEC INFORMA] Manejo Nitrogenado na Cultura do Arroz

Dentro da cultura do arroz, depois do cloreto de potássio, o nitrogênio é o nutriente em que a cultura mais responde em relação ao seu potencial produtivo. O Nitrogênio aumenta a área foliar da planta, a qual aumenta a eficiência de intercepção da radiação solar e a taxa fotossintética, consequentemente aumentando a produtividade de grãos.

Doses de nitrogênio são recomendadas a partir da expectativa de produção e teores de matéria orgânica do solo, a partir desses pontos, vamos definir qual o volume de N que vamos trabalhar. O manejo que vamos trabalhar está totalmente ligado a cultivar, pois o ciclo pode definir o número de aplicações e também sanidade da cultivar influencia diretamente. Em cultivares de ciclo médio e longo, podemos trabalhar com até 3 aplicações em cobertura, como o N é um nutriente móvel no sistema solo-planta e se perde facilmente por lixiviação, volatilização e desnitrificação, o parcelamento durante o ciclo da cultura pode aumentar sua eficiência de utilização, minimizando perdas.

Pensando na distribuição deste nutriente, temos quatro momentos em que podemos trabalhar:

- Na semeadura, ou seja, na formula de adubo químico que vamos utilizar na linha de plantio, o ideal é trabalharmos com uma dosagem em torno de 10 a 20 kg de nitrogênio;

- Primeira cobertura, em V3/V4 realizada em solo seco, logo seguida da inundação dos quadros. Nesse estagio a cultura esta em pleno desenvolvimento aereo e radicular consequentemente o principal momento que a cultura nescessita de N.

- Da quantidade total em que foi definida para a área, nesse estagio podemos tabalhar com 50% da dose total. Segunda cobertura em pleno perfilhamento. Esta aplicação cabe em cultivares de ciclo medio/longo e com um alto potencial produtivo, nesse momento podemos trabalhar com mais 25% da dose total de N.

- Terceira cobertura em R0/R1 diferenciação do primórdio floral, onde é a definição de um dos componentes de rendimento da cultura, o número de grãos por panícula. Nesse estágio podemos aplicar os outros 25% de N. Em cultivares de ciclo precoce geralmente trabalhamos com duas aplicações, que é em V3/V4 trabalhando então com 60% do N total, e em R0/R1 os outros 40%.

Maiores informações, nós do Departamento Técnico da Cotrisel, estamos à disposição.

Técnico Agrícola Túlio Costa

DETEC - São Pedro do Sul/RS

A Cotrisel utiliza cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage na plataforma e personaliza conteúdo. Ao utilizar nossa plataforma, você concorda com nossos Termos de uso e políticas de privacidade.

Aceitar