• Notícias
  • Dia Internacional do Cooperativismo

Dia Internacional do Cooperativismo

Atualizado em 07/07/2018
Dia Internacional do Cooperativismo

Neste 07 de julho, primeiro sábado do mês, comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo, modelo de negócios seguido pela Cotrisel. E mais que um modelo de negócios, o cooperativismo é um caminho que mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.

O cooperativismo baseia-se na união de pessoas em torno de um mesmo objetivo, em uma organização onde todos são donos do próprio negócio. Atualmente, em todo o mundo, o modelo cooperativista congrega 1 bilhão de pessoas e gera 250 milhões de empregos, segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Como forma de orientar suas atividades, as cooperativas seguem sete princípios: 1) adesão voluntária e livre; 2) gestão democrática; 3) participação econômica dos membros; 4) autonomia e independência; 5) educação, formação e informação; 6) intercooperação; 7) interesse pela comunidade.

O presidente da Cotrisel, José Paulo Salerno, destaca a gestão democrática – princípio número 2 – como um importante diferencial das cooperativas: “a gerência do negócio é feita pelos próprios associados, em uma iniciativa que trata a todos, independentemente de volumes de produção, de forma igualitária”. E ressalta que “a diretoria da Cotrisel se sente muito honrada por poder representar a todos os cooperados, nesta parceria feita por produtores há 60 anos e que até hoje dá certo”.

A Cotrisel utiliza cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage na plataforma e personaliza conteúdo. Ao utilizar nossa plataforma, você concorda com nossos Termos de uso e políticas de privacidade.

Aceitar