• Notícias
  • Seminário da Soja: entrevista com Telmo Amado - manejo do solo

Seminário da Soja: entrevista com Telmo Amado - manejo do solo

Atualizado em 18/09/2018
Seminário da Soja: entrevista com Telmo Amado - manejo do solo

Entrevista concedida por Telmo Amado a Zizi Machado, para o programa Espaço Livre da Rádio Cotrisel, sobre a sua palestra no Seminário da Soja 2018: Manejo do solo para sustentar elevada produtividade em soja.

 

Zizi: Professor, o manejo do solo é algo muito importante e bastante primordial para que a produtividade seja garantida. Aliás, o que todo mundo quer é a produtividade alta. O que o senhor trouxe de dicas para os produtores com relação ao manejo do solo para resultar nessa elevada produtividade?

Telmo: Então, nós procuramos fazer uma reflexão que a genética avançou muito nas últimas décadas. É impressionante o que a gente conseguiu, mas agora o desafio é ter um manejo de solo em sintonia com esse avanço da genética. E, na minha opinião, primeiro nós temos que trabalhar com um nível de fertilidade um pouco mais alto do que nós estávamos habituados, nós temos que armazenar a água nos nossos solos, não podemos permitir que o escoamento ocasione a perda de solo, que transporte calcário e, finalmente, nós temos que aprofundar o sistema radicular, e isso nós vamos conseguir com o manejo que seja químico e biológico do solo.

Nós temos que prestar mais atenção na vida do solo, na biologia, e acredito que os agricultores estão percebendo isso, porque nós estamos muito dependentes dos químicos. Eles são muito importantes na produção agrícola, mas isoladamente nós estamos perdendo a eficiência e nós temos que resgatar isso com um manejo diferenciado.

Nos últimos anos eu tenho tido a oportunidade de viajar bastante pelo agronegócio, pelas diferentes regiões produtoras do Brasil e eu procurei trazer um pouco de experiência de outras regiões bem-sucedidas que possam servir de inspiração para os agricultores de São Sepé e dos municípios da região, para que a gente continue avançando na produtividade.

A região tem aumentado a produtividade, mas ainda há um bom caminho a ser percorrido, e encontros como esse são fundamentais para a gente trocar experiência.

 

Zizi: O professor Jackson também falou sobre o manejo do solo, mas no caso do plantio direto. Ou seja, manejo do solo é para tudo, para todo o processo da lavoura, do ciclo, o manejo do solo é primordial para que as coisas realmente engrenem.

Telmo: É a base da lavoura. É de onde as plantas vão tirar sua nutrição, a água. Então não adianta ter uma genética muito boa se o solo é mal manejado.

 

Zizi: E cada caso é um caso. Cada propriedade tem uma particularidade, um solo específico...

Telmo: É, aqui em São Sepé, um produtor, durante o evento, mencionou que você tem muita variabilidade de solo, muda muito o tipo de solo, e isso é um complicador a mais para você poder fazer o ajuste necessário.

Na verdade, nós precisamos, cada vez mais, entender do solo, que é a base da lavoura.

A Cotrisel utiliza cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage na plataforma e personaliza conteúdo. Ao utilizar nossa plataforma, você concorda com nossos Termos de uso e políticas de privacidade.

Aceitar